Classes Reconhecidas - Flying Dutchman

Logo da Classe Flying Dutchman

Desenho lateral do Flying Dutchman

Documentos Técnicos da Classe Flying Dutchman:
Regras da Classe Flying Dutchman - 2016 v2
Regras Alteradas Classe
Relatório da Classe

Classe Flying Dutchman - Site:
Classe Flying Dutchman: www.sailifdco.com

Súmulas Campeonatos Estaduais:
Estadual - 2017

Hall da Fama - Campeões Estaduais

Flying Dutchman: O Flying Dutchman (FD) é um barco de regata monocasco de duas pessoas de alto desempenho de 20 pés. Desenvolvido no início da década de 1950 na Holanda, sua grande área velica por unidade de peso permite que ele plane facilmente quando velejano contra vento. O barco utiliza um trapézio para a tripulação e alças de escora para o timoneiro para escorar. Fez sua estréia olímpica nos Jogos Olímpicos de 1960.
O FD ainda é um dos veleiros de regatas mais rápidos do mundo. Ela tem uma vela grande, uma genoa muito grande, e um grande spinnaker para o popa e través. O FD tem sido a base para muitas inovações importantes na navegação durante o último meio século:
- Primeiro one design a fazer uso de trapézio, um recurso comumente encontrado hoje em dinghies de alto desempenho e catamarãs
- Enrolador da genoa
- Traveler
- Calha para o Spinnaker
- Lançador de pau de Spinnaker
Essas inovações foram possíveis porque o FD foi deixado como uma classe "aberta" de design único, onde a inovação e o desenvolvimento no barco são permitidos e encorajados. Os parâmetros que influenciam diretamente a velocidade do barco, incluindo a forma do casco, o peso e a área velica, são estritamente controlados, mas outras áreas podem ser adaptadas para se adequar.
O FD foi velejado nas competições olímpicas desde os Jogos Olímpicos de 1960 até os Jogos Olímpicos de 1992. Desde 2008, a FD é uma das Classes de Barcos Vintage no Vintage Yachting Games.

Especificações:
Statu World Sailing: Internacional
Numero de tripulantes:2
Tipo: Bolina
Projetista: Conrad Gulcher & Uus Van Essen
País de Origem: Holanda
Numero de Trapezios: 1
Material do casco: Madeira ou Fibra
Projetado no ano: 1951
Comprimento do casco: 6.06 m
Comp. linha dágua: 5.5 m
Boca: 1.78 m
Calado com bolina: 1.06 m
Calado sem bolina: 0.15 m
Área vélica:
Grande: 10.2 m2
Buja: 8.4 m2
Spinnaker: 21 m2
Peso do Casco: 130 Kg

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro