Classes Reconhecidas - IRC

Logo da classe IRC

Associação Brasileira da Classe IRC:
Estatuto da Classe IRC
Regras da Classe IRC - 2023
Alterações das Regras da Classe IRC - 2023
Alterações da Formulação - 2023
Gerenciamento de Regatas IRC - 2023

Classe IRC Site:
ABVO: www.abvo.org.br
IRC (Internacional): www.ircrating.org

Súmulas Campeonatos Estaduais:
Estadual IRC 2014
Estadual IRC 2015
Estadual IRC 2016
Estadual IRC 2017
Estadual IRC 2018
Estadual IRC 2019
Estadual IRC 2020
Estadual IRC 2021
Estadual IRC 2022 - não realizado
Estadual IRC 2023 - não programado

Hall da Fama - Campeões Estaduais

A IRC é uma regra de classificação para regatas de barcos de oceano
A IRC é uma regra de classificação que permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado, área de vela, etc. O corretor de tempo resultante, o chamado "TCC", é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada barco é multiplicado pelo seu TCC resultando no tempo corrigido. O barco com o menor tempo corrigido é o vencedor da regata.
A IRC é para barcos de todos os tamanhos, formas e usos
A IRC, diferentemente de outras regras de rating, destina-se a uma gama muito ampla de barcos de todos os tamanhos e formas, desde os barcos de cruzeiro produzidos em série e os cruiser-racers (barcos de cruzeiro cujo projeto é moderno e veloz) até os barcos one-off de regata, desenhados exclusivamente para alto-desempenho, passando por modelos clássicos e tradicionais, todos dispuntando a mesma regata com as mesmas condições de vencer. A IRC está em continuo desenvolvimento para abranger novos projetos e equipamentos que interfiram na velocidade dos barcos sejam de cruzeiro ou regata, mas, ao mesmo tempo, protegendo os interesses da maioria da flotilha.
A IRC é uma regra permissiva
A IRC é aberta a todos os tipos, tamanhos e idades de barcos. A IRC permite o uso de velas e equipamentos modernos como os balões assimétricos, gurupés, “water-balast” (tanques de lastro), canting-keels (quilhas pivotantes) etc, lidando com esses recursos modernos da forma mais equitativa possível em comparação com os barcos convencionais.

Especificações:
Código da Classe: IRC
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Oceano de Bolina
Ano de Status:
Numero de tripulante: vários
Projetista: vários
Material do casco: vários

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro