 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
          Logo da classe ORC
			
Associação Brasileira da Classe ORC:
			Estatuto da Classe ORC
			Sistema de Rating da ORC - 2023
			Sistema de Rating de Multicasco - 2023
			Regras e Regulações da Classe ORC - 2022
			Regras da Classe ORC Sportboat - 2022
			Guia de Medição de Escaneamento do Casco
			Regras de Campeonatos da Classe ORC - 2023
			Documentação VPP da ORC - 2023
			Guia de Gerenciamento de Regatas da ORC - 2023
			Explicação do Guia de Velocidade da ORC - 2023
Classe ORC Site:
			ABVO: www.abvo.org.br
			ORC (Internacional): www.orc.org
Súmulas Campeonatos Estaduais:
			Estadual ORC 2012
			Estadual ORC 2012
			Estadual ORC 2013
			Estadual ORC 2014
			Estadual ORC 2015
			Estadual ORC 2016
			Estadual ORC 2017
			Estadual ORC 2018
			Estadual ORC 2019
			Estadual ORC 2020
			Estadual ORC 2021
			Estadual ORC 2022 - não realizado
			Estadual ORC 2023 - não programado
HISTÓRIA: A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano teve sua fundação oficial em 05 de Janeiro de 1955. Fundada basicamente pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube de Santos, Federação Paulista de Vela e a então Federação Metropolitana Carioca de Vela (atual FEVERJ).
			A ABVO surgiu da necessidade de melhor organizar a Regata Santos-Rio, que teve seu início em 1951. Nesta edição, a Santos-Rio teve como Fita-Azul o veleiro “Vendaval” do ICRJ sob comando de Fernando Pimentel Duarte. No tempo corrigido, a vitória coube ao “Ondina” do comandante Joaquim Belém. Na edição de 1955 já organizada pela ABVO, a Santos-Rio foi vencida no tempo real e corrigido pelo “Mistral” do comandante Leon Joullié.
			Deste então, a ABVO virou a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil e reconhecida então pelo poderoso CND. Ajudou a construir e a consolidar a Confederação Brasileira de Vela e Motor. Promoveu e reconheceu diversas regatas regionais, nacionais e internacionais, muitas ainda atuantes no Brasil. Dentre elas, o Circuito-Rio; Circuito Oceânico de Santa Catarina; Circuito Salvador e tantas outras regatas e campeonatos. A ABVO passou a ser a gestora das regras de tempo corrigido (Handicap) no Brasil como representante da Offshore Racing Council – ORC com sede na Inglaterra.
			Nos anos 70, adotou a Regra IOR e depois a IOR Mark III para os barcos de regata. Em 1980, reconheceu a regra RHC para barcos de cruzeiro. No início dos anos 90, a regra IOR deu vez para a moderna regra IMS que mais tarde seria reformada e denominada como regra ORC (reconhecida pela ISAF). Em 2014, realiza seu primeiro campeonato brasileiro reconhecido pela CBVela.
			Hoje a ABVO, possui mais de 100 veleiros associados, organiza uma Copa Brasil de Vela de Oceano que em 2013, teve a participação de 192 veleiros. Oferecemos serviços e apoio para eventos. Temos como clubes colaboradores, o Iate Clube do Rio de Janeiro; Yacht Club de Ilhabela; Iate Clube de Brasília; Ubatuba Iate Clube; Yacht Clube da Bahia. A entidade equilibrou suas contas e possui sua sede oficial na Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro – FEVERJ.
Especificações:
			  Código da Classe:		ORC
			  World Sailing Status:	Internacional
			  Tipo de casco:		Oceano de Bolina
			  Ano de Status:		
			  Numero de tripulante: vários
			  Projetista:			vários
			  Material do casco:	vários
			
