Classes Reconhecidas - Sharpie

Logo do Sharpie

Desenho lateral do Sharpie

Documentos Técnicos da Classe Sharpie:
Regra Classe Sharpie

Classe Sharpie Sites:
Sharpie Brasil: www.facebook.com/sharpie.brazil
Sharpie Internacioal: http://sharpies.org.uk

Súmulas Campeonatos Estaduais:
Estadual Sharpie - ICI 2014
Estadual Sharpie - ICI 2015

Hall da Fama - Campeões Estaduais

Resumo: O Sharpie foi projetado na Alemanha pelos irmãos Kroger em 1931 e foi o vencedor de uma competição da Federação Alemã de Vela para um veleiro que poderia ser construído na própria casa. Ele rapidamente se estabeleceu como um poderoso veleiro de corrida e atraiu velejadores interessados, particularmente na Alemanha, Holanda e no Reino Unido. No auge, foi selecionado como o veleiro de 2 homens para os Jogos Olímpicos de 1956 realizados na Austrália.
Hoje, o barco retém todas as características originais da classe. O casco está inalterado, embora a área da vela tenha aumentado em tamanho ao longo dos anos, desde os 12 metros quadrados originais até mais de 16 metros quadrados hoje. As velas tornaram-se bastante técnicas com um equipamento de mastreação deslizante e uma vela maior controlada por vários cunninghams e outros ajustadores. O Sharpie continua a atrair um alto nível de concorrente e é extremamente gratificante para velejar, especialmente no contra vento, onde sua boca estreita e seu longo comprimento ajudam a cortar o barlavento. Em um sopro, os Sharpies planam prontamente e podem ser muito emocionantes quando velejam no mar devido a sua baixa borda livre.

Especificações:
Numero de tripulantes:2
Projetista: Karl and Hans Kroger
País de Origem: Alemanha
Material do casco: Madeira
Projetado no ano: 1931
Comprimento do casco: 5.99 m
Comp. linha dágua: 5.40 m
Boca: 1.43 m
Depth: 0,53 m
Calado (bolina alta): 1,60 m
Calado (bolina baixa):0,96 m
Área Vélica:
Grande: 9,42 m2
Buja: 2,37 m2
Balão: 4,80 m2
Altura do mastro: 4.85 m
Peso do casco: 230 Kg

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro