Classes Reconhecidas - Sonar

Logo do Sonar

Desenho planta e lateral do Sonar

Documentos Técnicos da Classe Sonar:
Regras da Classe Sonar - 2015
Regras Alteradas da Classe
Relatório da Classe

Classe Sonar Sites:
Classe Sonar Internacional: www.sonar.org

Súmulas Campeonatos Estaduais:
Estadual Sonar - 2015
Estadual Sonar - 2016
Estadual Sonar - 2017 a 2018 (não realizado)

Hall da Fama - Campeões Estaduais

O SONAR GANHOU A SUA PRIMEIRA COMPETIÇÃO ANTES MESMO DE SER CONSTRUÍDO! Começou quando o clube de Bruce Kirby (Noroton Yacht Club, Darien, CT EUA) não conseguiu encontrar o barco certo para envolver seus sócios em regatas dos clubes; Cada vez menos sócios estavam participando.
Eles estudaram um grande número de classes existentes de barcos, mas todos foram considerados muito caros, muito lentos, exigentes para navegar, ou simplesmente desconfortáveis. Então, Bruce foi convidado a projetar um novo barco especificamente para atender aos requisitos de uma flotilha one design de quilha para regatas de clube.
Tinha que ser excitante para regata, mas fácil de lidar com velejadores de todas as idades, forças e níveis de habilidade. Tinha que ser um bom "day sailor", espaçoso e confortável para se sentar durante todo o dia. Tinha que ser transportável por trailer, além de fácil de lançar para a navegação a seco ou úmida. Além disso, um barco de treinamento seguro e bem comportado para ajudar a ensinar novos velejadores a navegar e se divertir fazendo isso. Finalmente, teve que ter um conjunto de regras da classe boas, mas não complicadas.
O protótipo do Sonar navegou em Noroton, março de 1980.
O resultado foi o Sonar. O Noroton Yacht Club obteve tudo o que eles queriam e mais. E o Sonar foi saudado com entusiasmo por velejadores e clubes em todo o mundo.

Especificações:
Numero de tripulantes:3 ou 4
Projetista: Bruce Kirby
País de Origem: USA
Material do casco: Fibra
Projetado no ano: 1980
Comprimento do casco: 7.00 m / 23.00 pés
Comp. linha dágua: 6.10 m / 19.11 pés
Boca: 2.40 m / 7.10 pés
Calado: 1.20 m / 3.11 pés
Peso: 950 Kg
Quilha: 408 Kg
Área Vélica: 23.20 m2
Spinnaker (Balão): 22.80 m
Motorização: Popa

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro