Classes Reconhecidas - Formula Experience (FE)

Logo da Formula Experience

Desenho da Vela Formula Experience
Planta da Formula Experience

Documentos Técnicos da Classe FE:
Regras da Classe Formula Experience - 2012
Alteração das Regras da Classe
Lista de Equipamentos Aprovados
Relatório da Classe Formula Experience

Classe Formula Experience Sites:
Formula Experience Internacional: fe.internationalwindsurfing.com

Súmulas Campeonatos Estaduais:
Estadual FE - UpWind 2011 (3 e 4/12)
Estadual FE - UpWind 2012 (1 e 2/12)
Estadual FE - UpWind 2013 (21 e 22/12)
Estadual FE - 2016 a 2023 (não realizado)

Hall da Fama - Campeões Estaduais FE

Formula Experience: A Formula Experience é uma das classes de windsurf que mais cresce devido à sua simplicidade, alto desempenho e baixo custo de entrada. A classe foi introduzida internacionalmente em 2001. É uma classe de corridas projetada simplesmente para tornar a Formula Windsurfing o mais acessível possível, portanto dando a mais pessoas a oportunidade de correr!
O objetivo da Formula Experience é simples, uma classe de corrida barata e uma maneira acessível de começar a competir. É também o perfeito 'trampolim' da classe Techno. Para aqueles que procuram corridas rápidas e emocionantes sem os altos custos e a histeria do desenvolvimento, não procure mais!
Estabelecendo Formula Experience
Em 2001 Bic e Starboard foram os únicos fabricantes, que acreditavam na classe, mas agora você vai encontrar na água quase só Starboard, devido ao fato de que Bic não atualizou sua forma em 2006. O plano previo da classe foi um quadro branco, isso permitiria que qualquer fabricante fizesse parte do One Design com a mesma forma, mas com nomes de marcas diferentes. Depois de muitos anos, o plano original chegou à realidade com as Starboard & velas Severne.
Formula Experience se tornou One Design em 2012
Este será um grande passo em frente para a classe, e já totalmente aceito pela América do Sul. One Design realmente dá a chance para todos os competidores mostrarem suas habilidades no percurso.
O equipamento FE (Formula Experience) pode competir com o equipamento FW (Formula Windsurfing)?
Tem sido testemunhado muitas vezes que os velejadores da Formula Experience terminam em frente aos velejadores de Formula Windsurfing, particularmente na categoria juvenil. Isso mostra apenas uma coisa importante: você não precisa investir tanto dinheiro para aproveitar a disciplina de regata de Fórmula e ser competitivo. Mas é claro que a Formula Windsurfing tem mais desempenho geral, mas com custos muito maiores.

Especificações:
Código da Classe: FE
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Windsurfing
Ano de Status:
Numero de tripulante: 1
Projetista: Varios
Material do casco: Fibra
Comprimento do casco: Bic e Starboard
Boca: 1.05 m
Área Vélica:
Minimo: 6.5 m²
Máximo: 11.0 m²
Peso do casco: 10 - 12 Kg

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro