Classes Reconhecidas - Formula Windsurf (FW)

Logo da Formula Windsurf

Desenho da Vela Formula Windsurf
Planta da Formula Windsurf

Documentos Técnicos da Classe FW:
Regras da Classe Formula Windsurf - Fevereiro 2023
Alterações das Regras da Classe - Fevereiro 2023
Interpretações das Regras da Classe - Julho 2021
Lista Produção em Série Aprovadas - Julho 2023
Instruções de Registro
Formulário de Inscrição
Relatório da Classe Formula Windsurf - 2022

Classe Formula Windsurf Sites:
Formula Windsurf Internacional: www.formulawindsurfing.org

Súmulas Campeonatos Estaduais:
Estadual FW - 2006 a 2010 (não realizado)
Estadual FW - UpWind 2011 (3 e 4/12)
Estadual FW - UpWind 2012 (1 e 2/12)
Estadual FW - UpWind 2013 (21 e 22/12)
Estadual FW - 2016 a 2023 (não realizado)

Hall da Fama - Campeões Estaduais FW

Formula Windsurf: Pranchas de planeio precoce e grandes velas
No final dos anos 90, um novo conceito de pranchas e velas tornou-se disponível no mercado. Essas primeiras pranchas de planeio e grandes velas possibilitaram ter uma competição "tipo funboard" em uma gama mais ampla de vento, com regatas de planeio de 7 nós
O conceito de Formula Windsurfing nasceu na França, que foi pioneiro na competição Formula em 1998.
Em 24 de março de 1998, Brest, o primeiro campeonato de Formula Windsurfing foi realizado com os 20 melhores velejadores franceses. Durante a competição de 4 dias, dez corridas foram realizadas em ventos de 6 > 12 nós. O evento foi conquistado por Erik Thieme em prancha de 2.75m com uma vela de 10.0 m².
Uma nova classe. Com os novos projetos, parecia lógico criar uma nova classe que pudesse aproveitar a nova tecnologia para atrair o windsurfer de base e permitir uma competição mais visualmente excitante. A nova classe foi formada pelo esforço conjunto da International Board Sailing Association (IBSA) e da International Funboard Class Association (IFCA).
1999, primeiros mundiais. Em 1999, muitas associações nacionais de funboard incluíram Fórmula como uma disciplina em seus circuitos nacionais de regata. Foram realizadas quatro regatas internacionais de Fórmula, incluindo o primeiro Campeonato Mundial de Fórmula, na Bélgica, ganho por Wojtek Brzozowski da Polônia.
Aspirações olímpicas A Fórmula ganhou o apoio da Professional Windsurfers Association (PWA), das principais marcas da indústria do windsurf e da imprensa de windsurf em todo o mundo. Em 1999 e 2000, a classe e seus apoiadores fizeram campanha para o status olímpico. Eles falharam em sua oferta, mas, desde então, o Formula Windsurfing cresceu; desenvolvido na maior classe mundial de regatas de windsurfer.
International Formula Windsurfing Class (IFWC) O IBSA gerenciou a classe em seus estágios iniciais de desenvolvimento. Durante o Campeonato Mundial em Pattaya, Tailândia em dezembro de 2000, realizou-se o encontro inaugural de uma classe independente e um comitê de administração eleito. A Classe Formula Windsurf (Formula Windsurfing Class) foi adotada como uma classe "Internacional" da World Sailing (ex-ISAF) em 2001.

Especificações:
Código da Classe: FWS
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Windsurfing
Ano de Status: 2001
Numero de tripulante: 1
Projetista: Varios
Material do casco: Fibra
Comprimento do casco: varios
Boca: 1.05 m
Área Vélica:
Homem máximo: 12.5 m²
Mulher e Jovem máximo:11.0 m²
Junior máximo: 10.0 m²
Peso do casco: 10 Kg

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro