Logo da Windsurfer
Equipamentos da Windsurfer LT
Desenho em planta da Windsurfer LT
Desenho da vela da Windsurfer LT
Documentos Técnicos da Classe Windsurfer:
Regras da Classe Windsurfer - 2022
Relatório da Classe Windsurfer - 2023
Apresentação IWCA
Classe Windsurfer Sites:
Windsurfer Internacional: www.windsurferclass.com
Windsurfer Brasil
Súmulas Campeonatos Estaduais:
Estadual Windsurfer - 2024 a 2025 - não foi realizado
A História do Windsurfer As origens do nosso esporte remontam a 1963, quando Newman e Naomi Darby criaram a primeira prancha de vela documentada. A primeira prancha "Classe Windsurfer" nasceu em 1967, graças a Jim Drake e Hoyle Schweitzer. A ideia era permitir o surfe mesmo sem ondas, utilizando uma vela conectada a uma prancha por uma junta cardã, e foi aperfeiçoada com a ajuda de Alan Parducci.
O Windsurfer Original era um modelo único que vendeu mais de 400.000 unidades – ainda hoje a maior classe de vela de todos os tempos. O primeiro campeonato mundial da Classe Windsurfer foi realizado em 1973 (Mission Bay, San Diego, Califórnia). Três anos depois, em 1976, em Nassau, Bahamas, 456 competidores participaram do que era então o maior evento de vela de modelo único da história. Aqui, Robbie Naish, de 13 anos, do Havaí, conquistou o título geral. Naish dominaria o esporte pelas décadas seguintes.
Ao longo do final dos anos 70 e 80, a Classe Windsurfer dominou as regatas amadoras de windsurf em todo o mundo, com eventos internacionais e nacionais atraindo grandes flotilhas. O Windsurfer foi usado como prancha de demonstração nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles. Em 1984, o "Windsurfer One Design" foi lançado com vela e mastro Mylar atualizados. A prancha também contava com tiras para os pés, quilhas mais rígidas e uma bolina central parcialmente retrátil. Essas mudanças tornaram o One Design muito mais controlável em ventos mais fortes do que seu antecessor.
Ao longo das décadas de 80 e 90, o One Design foi amplamente utilizado em competições. No entanto, no final desse período, a flotilha One Design começou a diminuir, enquanto o esporte crescia exponencialmente. Isso se deveu ao rápido fluxo de outros fabricantes e categorias de regata que utilizavam novas tecnologias.
Em 2010, o tamanho da flotilha foi reduzido, mas ainda existiam grupos fortes, com a Austrália e a Itália continuando a atrair boas flotilhas e realizando regatas regulares em nível nacional.
Em 2016, a IWCA Europa iniciou um projeto para desenvolver um novo casco baseado no Windsurfer One Design, migrando do polietileno para uma construção mais leve em epóxi, com maior volume para atender a uma gama mais ampla de atletas. O "Windsurfer LT" foi adotado pela classe em 2018 e pode competir na classe Windsurfer juntamente com o Windsurfer Original e o One Design.
Com a LT, a Classe Windsurfer mantém os ideais e tradições dos pioneiros do windsurf – proporcionar uma plataforma divertida e inclusiva para competições justas e amigáveis por meio de regatas monomodelo de baixo custo, onde a ênfase está na habilidade e na tática, em vez do equipamento.
Poucos anos após o lançamento, milhares de pranchas LT foram vendidas e novas flotilhas estão se formando na Europa, Ásia, Austrália, África e Américas incluindo o Brasil.
Desde novembro de 2018, a IWCA é uma classe reconhecida pela World Sailing.
Especificações:
Código da Classe: IWCA
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Windsurfing
Ano de Status: 1980 - 1985 & 1989
Numero de tripulante: 1
Projetista: Jim Drake e Hoyle Schweitzer
Material do casco: Fibra
Projetado no ano: 1968
Comprimento do casco: 3.66 m
Volume: 227 L
Boca: 74 cm
Comprimento quilha: 30 cm
Peso: 15.5 Kg
Área Vélica:
Homem: 5.7 m²
Juventude: 4.5 m²
Fabricantes: Sails East ou Cobra International
Retranca:
Material: Alumínio
Comprimento: 180 a 240 cm
Mastro:
Tamanho (SDM): 460 cm
Carbono: 40%
ICMS: 25.5
Peso líquido: 2,9 Kg